BOLETIM nº 02 – Capítulo Provincial – Província Carmelitana Pernambucana

    O segundo dia do Capítulo Provincial começou com a Oração de Laudes própria da memória de Santa Inês, virgem. Após, na Sala Santa Teresa teve início a Aula Capitular com uma breve leitura da Gaudete et Exsultate, realizada pelo Prior Geral, Fr. Mícéal O’Neill.
     Em seguida, Dom Fr. Francisco de Sales, O.Carm. trouxe uma reflexão acerca da “comunidade das bem-aventuranças”. No segundo momento, em nome do Governo que concluiu suas atividades, o Fr. Sormani José Barbosa Lima apresentou o relatório do período de outubro de 2017 a dezembro de 2019 e no qual esteve como Prior Provincial. Perpassou as várias dimensões da atividade provincial: Fraternidade, Oração, Vida Apostólica, Formação, Missão, Internacionalidade da Ordem e as iniciativas da Província. Concluindo a manhã, o Fr. Altamiro Tenório da Paz apresentou o relatório da Delegação dos Frades Carmelitas em Moçambique, África, salientando as conquistas e desafios dessa missão.
     À tarde foi realizada a Terceira Seção, com a leitura do relatório econômico pelo Fr. Luiz Nunes, ecônomo provincial do triênio encerrado. Ainda, foram realizados Grupos de Trabalho com vistas ao elenco de prioridades para o próximo triênio. Tivemos a alegria da visita de Dom Fr. José Ruy, OFMCap, Bispo de Caruaru, que em sua fala destacou a vida religiosa, especialmente a presença dos frades carmelitas, como um dom para esta igreja particular.
    Concluindo o dia, foi rezada a Santa Missa Votiva ao Espírito Santo, presidida por Dom Fr. Antônio Muniz, O.Carm. e concelebrada pelos bispos e frades carmelitas presentes. Também foi realizada a Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento, no claustro do Convento. Pedimos aos que nos acompanham que continuem em oração pelos nossos trabalhos capitulares.