BOLETEM INFORMATIVO Nº 01

BOLETEM INFORMATIVO Nº 01     –   CAPITULO PROVINCIAL 2017 

 

A Província que sonhamos, queremos e com a qual nos comprometemos 

Deus me livre ceder-te a herança de meus pais” (1 Rs 21, 3) 

 

Com a graça de Deus, sob a proteção da Virgem Maria, a Senhora do Carmelo, iniciamos nossa assembleia Capitular, as 19:30h. Nós frades, junto com o prior Geral Frei Fernando Millán,O.Carm e o conselheiro Geral Frei Raúl Maraví, O.Carm, reunimo-nos em frente aos ícones do Profeta Elias e da Virgem Maria que fica na entrada do Convento Nossa Senhora Peregrina, na cidade de Camocim de São Felix.  Aí foi acesso o círio que, com sua chama, aqueceu e iluminou os corações de cada frade presente. Com o canto da ladainha fomos introduzidos ao interior do convento passando pela capela até a sala capitular, (intitulada Sala Santa Tereza D´Ávila), onde o Padre Prior Geral fez solenemente abertura do capitulo. Após a conferência de abertura, tivemos a primeira seção e, por fim, encerramos nossas atividades saudando a Virgem do Carmelo e recebendo a benção para dormir com o coração tranquilo. 

 

Dia 03 de outubro, segundo dia de atividades Capitular.

06:30hs celebração da Santa Missa – presidida pelo Prior Geral e com celebradas pelos frades do Convento de Camocim. 

As 08:30h nos reunimos na sala Santa Teresa, para apreciar os relatórios das atividades provincial do quadriênio 2014 / 2017. O primeiro relatório foi do Frei Altamiro que apresentou para os frades seus trabalhos como provincial, neste momento tivemos oportunidades de recordar de várias atividades da província nesse período: festas do Carmo, assembleias Provinciais, assembleias do Laicato, atividades em diversas paroquias trabalhos vocacionais e com os leigos dos diversos grupos de Ordens Terceiras, Fraternidades do Escapulários, foi muito bom recordar, os vários momentos e perceber as maravilhas que Deus tem realizado mediante a nossa vivência da Espiritualidade Carmelitana. 

Após as palavras de Frei Altamiro, tivemos uma pausa e voltamos para, com muita atenção, escutar as palavras do Ecônomo Provincial Frei Luiz Nunes, O.Carm. Mostrou-nos com muita sabedoria e clareza, como é organizada a vida econômica e financeiras da Província. Sua dinamicidade que provém dos trabalhos e empreendimentos realizados pelos frades, e das doações de muitas pessoas generosas que nos ajudam a manter nossas atividades missionárias.  

Encerramos esta manhã com a recitação da Oração do Ângelus. 

As 15h retomamos nossas atividades com a terceira seção capitular, continuamos com a leitura dos relatórios, desta vez Frei Sergio Stefane secretário da delegação de Moçambique. Ele mostrou-nos as várias realidades de nossa missão e seus desafios, naquelas terras, onde o rosto sofrido de Cristo resplandece em cada pessoa que abre o coração para a vontade de Deus. Os outros frades membros da missão também partilharam suas experiencias e contribuições para o crescimento do Carmelo Jovem Moçambicano. 

Em seguida ouvimos ume belíssima reflexão do Frei Rául Maravi, conselheiro Geral para as Américas, que nos ajudou a olhar para as belezas da nossa Província e perceber o nosso crescimento espiritual e humano diante da realidade que se nos apresentou nos últimos anos. 

Logo em seguida frei Geraldo Araújo, nos presenteou com uma profunda reflexão a acerca do tema do nossos capitulo, a saber: “Deus me livre ceder-te a herança de meus pais” (1 Rs 21, 3). 

A noite tivemos, Dom Frei João José Costa, Juiz da omissão Capitular, fez uma exortação acerca do nosso compromisso como religioso diante deste momento que estamos vivendo, levando-nos às fontes do carisma carmelitano para, a partir daí, sabermos discernir qual o melhor governo provincial para guiar nossa Província neste singular momento da história. 

Encerramos nossas atividades com adoração e Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo nosso irmão Frei Tito Figueiroa. Que possamos continuar em orações pelo bom êxito do nosso capitulo: “A Província que sonhamos, queremos e com a qual nos comprometemos”.  

 

Camocim de São Felix 03 de outubro de 2017 

Frei Vicente Ferreira e Frei Josué 

Comunicação capitular